Conferência de São Vicente Paulo

As Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado dos seus membros.

A Sociedade de S. Vicente de Paulo foi fundada em 23 de Abril de 1833, em França, por um grupo de 7 jovens universitários, liderado por Antoine Fréderic Ozanan, estudante de Direito na Sorbonne, então apenas com 20 anos de idade.

A Sociedade de S. Vicente de Paulo, – no primeiro ano designada de Sociedade da Caridade -, surgiu para dar resposta às criticas  com que os estudantes ateus atacavam os estudantes católicos: “Os cristãos não praticam o que pregam. Onde estão as suas obras de caridade?”

Ozanan e os seus 6 amigos, adoptando por patrono S. Vicente de Paulo, o Pai da caridade, começaram então a procurar os pobres, visitando-os e levando-lhes alimentos, roupas, ajuda, dedicação e a palavra de Deus. É isso que os cerca de 1 milhão de vicentinos de 138 nações, dos quais cerca de 13 mil no nosso país, continuam a praticar.

Na Paróquia do senhor Bom Jesus, a Conferência é constituída por 15 elementos, que reúnem semanalmente sob a direcção espiritual do pároco e que agem no terreno conforme os ditames do carisma do seu movimento.