Fruto da acção de Deus e da decisão dos homens, os Cursilhos de Cristandade são um Movimento Laical, desde as origens fiel ao testemunho de uma comunhão firme e convicta em filial relação com o Papa e com o Bispo diocesano.

Os cursilhos nasceram em Espanha, na Ilha de Palma de Maiorca, em 1944, por iniciativa de Eduardo Bonnín Aguiló. Na altura com 27 anos, o jovem deparava-se na com uma sociedade desenraizada de Cristo e procurou criar, especialmente junto dos mais jovens, um espírito mais apostólico e de maior testemunho da fé. Após um período de expansão em Espanha, os Cursilhos de Cristandade começaram a espalhar-se pelo mundo inteiro a partir de 1953. Em Portugal, o primeiro cursilho de cristandade realizou-se em Fátima, no dia 30 de Novembro de 1960.

Os Cursilhos de Cristandade têm por objectivo, através dum método próprio, proporcionar a vivência e a convivência do fundamental cristão, numa acção intra-mundana, ou seja, através de pessoas pré-seleccionadas pela sua influência humana nos ambientes da vida, divulgar, consciencializar e testemunhar pelo Evangelho, os valores e a presença de Jesus Cristo nas estruturas temporais.

Aproximadamente 200 pessoas da Paróquia do Senhor Bom Jesus já vivenciaram a experiencia de um Cursilho de Cristandade.

A Paróquia tem um grupo de Ultreia do MCC que se reúne durante o ano pastoral, com uma periodicidade mensal, sempre que possível, na primeira sexta-feira do mês, na Ermida da Nossa Senhora do Rosário.